REGINA MOSCHETO DEIXA SEU LEGADO ANTES DE BUSCAR NOVOS MERCADOS PELO MUNDO

Quem passa pelas quadras 15 e 16 da avenida Getúlio Vargas, Zona Sul de Bauru, tem observado que os muros da quadra de areia ganharam novas cores e nova vida. A artista plástica Regina Moscheto, com o auxílio da família, reproduziu no local, desde o dia 1º de julho, um de seus quadros de mais sucesso: “Borboletas Monarcas”, que integra a série “Exóticos”.

Concluído na quinta-feira (11), são agora mais de 400 borboletas em revoada atraindo a atenção do público que utiliza daquele importante corredor comercial e empresarial passa fazer negócios, praticar esportes, ter seu momento de lazer ou até mesmo como rota para outros lugares da cidade.

A ideia de levar a obra do quadro para o muro surgiu em um bate-papo da família Eber e Regina Moscheto com um amigo empresário da construção civil e apreciador de artes. “Rodrigo Said sugeriu que eu praticasse o street art, dizendo que todos os artistas deveriam passar por essa experiência”, pontua. Achar o lugar ideal não foi tão desafiador.

“Imediatamente pensamos nos muros da quadra vôlei. Atenderia a intenção da ação, que é levar arte de forma acessível para o maior número de pessoas. E lá é uma área por onde as pessoas passam por seus mais variados motivos”.

Com a ideia em mãos, a Secretaria de Cultura foi acionada e prontamente aprovou a ideia, pedindo autorização do uso do espaço para a Secretaria de Esportes e Lazer (Semel), que também não colocou objeções.

Para a pintura, uma rede de lojas de tintas fez a doação de 10 galões do produto, necessários para o projeto se tornar realidade.

A ESCOLHA DA OBRA

A série “Exóticos” foi criada pela admiração com a natureza. Regina Moscheto reproduz em sua arte aquilo que vê nos bichos, como cores, formas, comportamento e tudo que faz ser um ser diferente.

A obra “Borboletas Monarcas” representa pequenas guerreiras que promovem um dos mais belos espetáculos naturais do mundo.
Prefeitura e iniciativa privada apoiam

SOBRE AS BORBOLETAS MONARCAS

As borboletas monarcas migram dos Estados Unidos e do Canadá para as florestas da região central do México durante o Outono, em busca de clima mais quente, e depois retornam no Verão.

A monarca é a única espécie de borboleta que migra, como fazem os pássaros. Entretanto, nenhuma vive o suficiente para completar a jornada de ida e volta, que são feitas por até 4 gerações, considerando que vivem cerca de 2 meses.

SOBRE REGINA MOSCHETO

Há 10 anos a artista plástica Regina Moscheto dedica integralmente sua vida profissional para a arte. Neste período, aproximadamente 50 obras foram pintadas em quadros de tamanhos e por tempos diferentes. “cada quadro leva um período diferente para sua execução, considerando o tamanho e a quantidade de detalhes”, pontua.

O quadro “Iguanas” que também integra a série “Exóticos”, foi pintado durante 1 ano e tem o tamanho de 2,6 metros por 1,50 metro.

Em 2018, a maioria de suas obras fizeram parte da 29ª Exposição Mulher e Arte (Exmarte), na Galeria Municipal de Bauru, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. “Entre Linhas e Cores” trouxe, nas palavras da curadora internacionalmente reconhecida Janira Fainer Bastos, quadros que transmitem um leve sensualismo com suas mulheres e animais exóticos, todos criados pela artista plástica Regina Moscheto. Foi um ano de preparação para o evento.

Atualmente, as obras também podem ser contempladas em galerias virtuais nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Em breve, Regina Moscheto ganhará nova visibilidade internacional, abrindo seu novo ateliê em solo italiano.

• Serviço

Para saber mais sobre a artista plástica e suas obras, acesse www.reginamoscheto.com.br

Os muros pintados ficam nas quadras 15 e 16 da avenida Getúlio Vargas, nas quadras de areia.